Com informações do MCTI - 08/11/2012
Inovação em software
A Microsoft Research, o braço inovador da multinacional de softwares, anunciou a instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil.
O Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL, sigla em inglês) é parte de conjunto de iniciativas divulgadas pela empresa para o período 2012-2015, com investimento total de R$ 200 milhões.
Será a quarta unidade no mundo - as outras estão localizadas na Alemanha, em Israel e no Egito.
O anúncio foi feito em cerimônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A atração de centros de P&D é uma das medidas do Programa Estratégico de Software e Serviços de TI (TI Maior), lançado pelo governo federal em agosto.
Interface
O ATL Brasil será construído no Rio de Janeiro, e terá como objetivo estabelecer uma interface para conectar os engenheiros da empresa e os parceiros das universidades.
A previsão é que a unidade inicie suas atividades em dezembro de 2013.
Segundo a empresa, o laboratório visa à criação de soluções inovadoras com impacto para o usuário final.
O foco será buscar a recuperação de informação considerando a estrutura das páginas locais, as formas de produção de conteúdos e os hábitos de navegação dos usuários.
Aceleradora de negócios
As outras iniciativas anunciadas pela Microsoft em seu plano 2012-2015 compreendem a criação de uma empresa de investimentos, em operação desde setembro, e a fundação de uma aceleradora de negócios, focada em empresas emergentes de base tecnológica (start-ups), que deve iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2013.
O plano inclui ainda a criação de um centro de desenvolvimento da plataforma de busca Bing, previsto para novembro deste ano, e a revitalização do edifício Barão de Mauá, patrimônio histórico da capital fluminense, que abrigará os projetos.
"As iniciativas anunciadas vão gerar mais de 100 empregos diretos, que contemplam pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores. Além disso, cerca de 15 novas empresas devem ser criadas através das aceleradoras, a cada dois anos," disse Michel Levy; o cientista-chefe da Microsoft Research.
TI Maior
O investimento previsto no TI Maior para o estímulo à instalação de centros como esse, entre 2012 e 2015, é de R$ 15 milhões e inclui o lançamento de editais para contratação de pesquisadores brasileiros.
A meta do programa é estimular a instalação de mais três centros no país, reforçando a participação nacional no desenvolvimento dessas tecnologias e ampliando a capacitação tecnológica em território nacional.
"O TI Maior cria um ambiente favorável para o investimento do setor privado no Brasil", disse o ministro Marco Antônio Raupp. "Nosso objetivo é que esta parceria gere produtos para o mercado interno e externo. A Microsoft irá colaborar imensamente nesse processo."