Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2017
Metalíquidos
No final do ano passado, uma equipe da Universidade do Oregon, nos EUA, demonstrou a possibilidade de criar metafluidos na superfície da água, fazendo com que a superfície do líquido apresente propriedades totalmente diferentes do líquido abaixo.
Agora, uma equipe da Universidade Nacional Australiana conseguiu controlar as correntes geradas pelas ondas induzidas na superfície da água para produzir materiais líquidos extremamente versáteis.
A possibilidade de controlar localmente as ondas significa que a superfície do líquido pode se tornar um metamaterial de pleno direito, o mesmo tipo de material dinâmico que vem sendo usado para criar mantos de invisibilidade, superlentes e antenas de alta eficiência.
Líquido estruturado
O professor Michael Shats, cuja equipe já havia criado um raio trator aquático, afirma que as correntes fazem com que o líquido se comporte como um material que possui uma estrutura regular, como os cristais.
E, como os padrões de fluxo podem ser alterados à vontade, os metamateriais à base de líquidos podem ser mais dinâmicos e mais versáteis do que os metamateriais sólidos. "Alterando as ondas, podemos mudar os padrões de fluxo, o que nos permite controlar a natureza do material," disse Shats.
Seu colega Nicolas Francois compara cada corrente induzida pelas ondas com uma peça de Lego. "Agora que criamos o bloco básico, as pessoas serão capazes de fazer estruturas complexas que sequer podemos imaginar agora. Se você usar líquidos condutores, poderá criar uma interface com propriedades elétricas projetadas. Ou, com substâncias biocompatíveis, você pode guiar microrganismos ou prendê-los," afirmou.