Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2015
Metaespelho
Viktar Asadchy, da Universidade Aalto, na Finlândia, criou um novo tipo de espelho, feito de metamateriais, que reflete a luz apenas de um ângulo determinado.
Além disso, a superfície artificialmente projetada responde à luz apenas de uma frequência específica, sendo totalmente transparente a qualquer outra cor.
O material é formado por minúsculas antenas incorporadas em um material transparente e flexível, um "metaespelho" que dispensa totalmente o material reflexivo tradicional.
O metaespelho pode ser aplicado sobre outras superfícies para formar espelhos que viram janelas, e vice-versa, assim como para refletir a luz em uma determinada direção ou focá-la em um ponto, como um espelho curvo normal.
Isto pode ser muito interessante para substituir as antenas parabólicas ou para recobrir os painéis solares dos satélites artificiais, deixando a luz do Sol passar para gerar eletricidade e refletindo os sinais de comunicação na faixa das micro-ondas.
A propósito, embora garantam que o conceito funciona para a luz visível, a equipe fez seus protótipos para operarem justamente em micro-ondas, cujo comprimento de onda é maior e, portanto, mais fácil de manipular.
Inclusões ômega
O metaespelho é formado por uma série de fios e bobinas de cobre que os pesquisadores batizaram de "inclusões ômega", porque a estrutura lembra a letra grega ômega (Ω).
Quando a radiação de micro-ondas na frequência ressonante (determinada pelo tamanho das inclusões ômega) atinge o metaespelho, ela induz correntes elétricas nos fios e bobinas que, por sua vez, reemitem ou espalham micro-ondas da mesma frequência - para todas as demais frequências, o material será transparente.
No ano passado, pesquisadores do MIT, nos EUA, criaram um espelho que pode virar janela, alternando entre transparente e refletor dependendo do ângulo de incidência da luz.
Aquela técnica usa um cristal especial, formado por 80 camadas ultrafinas de dois materiais diferentes - vidro comum e óxido de tântalo -, que opera com a luz que o atravessa, diferentemente deste novo material, que trabalha refletindo a radiação.