Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/02/2009
Pesquisadores ingleses criaram um maestro virtual, um sistema multimídia capaz de produzir análises computadorizadas 3D para ajudar os músicos a melhorar o seu desempenho.
Captura de movimento
O Dr. Kia Ng, da Universidade de Leeds, utilizou equipamentos e softwares de captura de movimento - utilizados na produção de filmes com realidade virtual - para registrar a postura e o movimento dos músicos enquanto eles tocam.
A seguir, as informações coletadas são comparadas com especificações ótimas de desempenho, ajudando estudantes de música e músicos profissionais a aprimorarem sua técnica e melhorarem sem rendimento.
O sistema, batizado de i-Maestro, é gratuito e pode ser baixado a partir do site da aplicação (veja link abaixo). O protótipo é adequado para instrumentos de corda, como violinos e violoncelos, mas o programa pode ser adaptado para outros instrumentos.
Maestro digital
"Aprender a tocar um instrumento é uma atividade física," explica o Dr. Ng. "Se um estudante desenvolve uma postura incorreta desde o início, isto pode ter resultados negativos na sua carreira e nosso sistema pode ajudar os professores a identificar os problemas. Da mesma forma, o sistema permite que músicos experientes façam pequenas mudanças nos gestos e na postura que podem melhorar o som que eles fazem."
"Muitos músicos já usam gravações de vídeo de suas apresentações para analisar sua técnica, mas isto só lhes dá uma imagem 2D. A imagem 3D e a análise fornecida pelo i-Maestro serão de um valor imenso para os músicos e para os professores de música," diz o pesquisador.