Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/03/2011
Da Vinci
O módulo multiuso Leonardo foi instalado, de forma permanente, na Estação Espacial Internacional.
Este módulo, de fabricação europeia, subiu a bordo do ônibus espacial Discovery.
Esta é a oitava e última vez que o Leonardo visita a Estação Espacial Internacional (ISS). No entanto, desta vez ele ficará unido de forma permanente ao complexo orbital, como um novo módulo pressurizado.
O Leonardo é um dos três módulos logísticos multiuso (MPLM) fabricados pela agência espacial italiana (ASI) para a NASA. Cada um foi batizado em homenagem a um grande nome da história italiana - Leonardo da Vinci, Rafael e Donatelo.
Ele foi concebido para transferir cargas para a Estação Espacial a bordo dos ônibus espaciais. Mas ele é grande demais para ser usado em outros foguetes, e a Europa já possui uma nave não tripulada para levar carga ao espaço, a ATV.
Upgrade
Para virar mais um módulo da Estação, o Leonardo foi submetido a uma série de modificações, que incluíram o reforço da sua proteção exterior e um melhor acesso aos seus sistemas de bordo.
A sua última carga para Estação inclui um módulo científico e uma série de estruturas de armazenamento.
O Leonardo está equipado para receber experimentos de dinâmica dos fluidos, ciência dos materiais, biologia e biotecnologia em condições de microgravidade.
O módulo Leonardo foi ao espaço pela primeira vez em 2001, também a bordo do Discovery - esta se tornou a última viagem dos dois.
O ônibus espacial Discovery deverá regressar à Terra no próximo dia 9 de Março.