Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2009
Foi por pouco, mas o lançamento do Endeavour foi adiado pela quinta vez. O tempo estava bem mais claro do que no dia anterior, mas começaram a surgir relâmpagos poucos minutos antes da contagem final de nove minutos.
Por precaução, a NASA resolveu desta vez adiar o lançamento por 48 horas, remarcando-o para esta quarta-feira, 15/07, às 07h03, no horário de Brasília. As previsões do tempo indicam que a possibilidade de novos temporais será bem menor amanhã.
Quase tudo limpo
"Tecnicamente nós estivemos realmente limpos com nosso veículo nos últimos dois dias. Foi só mesmo o tempo que nos pegou," disse Mike Moses, responsável pela autorização final do lançamento.
Durante a manhã, os técnicos perceberam que a capa de proteção de um dos motores do Endeavour havia se soltado. Essa capa serve para evitar que a chuva ou outros detritos caiam sobre a saída do motor durante o lançamento. Ela é colada e se soltou parcialmente. Depois de uma inspeção, os engenheiros concluíram que não era necessário recolocá-la.
Pós-lançamento
O adiamento também corta custos, uma vez que o tanque principal do ônibus espacial deve ser esvaziado depois de cada cancelamento e novamente enchido algumas horas antes do lançamento, com quase dois milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos.
A nova tentativa de lançamento terá transmissão ao vivo pela NASA TV (http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv), cuja parte mais interessante da cobertura são sempre os replays pós-lançamento, quando se pode ver a subida do ônibus espacial de vários ângulos e os foguetes auxiliares caindo no mar, através de uma câmera instalada neles próprios.