Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2025
Sistema operacional quântico de código aberto
A Universidade de Osaka e a empresa Fujitsu, ambas no Japão, anunciaram o lançamento de um sistema operacional de código aberto para computadores quânticos no GitHub, no que é uma das maiores iniciativas de código aberto do gênero globalmente.
O sistema operacional quântico, chamado Oqtopus (Open Quantum Toolchain for Operators and Users: cadeia de ferramentas quântica aberta para operadores e usuários), pode ser personalizado para atender não apenas a uma determinada plataforma, mas também às necessidades individuais do usuário.
Até agora, universidades e empresas que disponibilizam seus computadores quânticos via nuvem precisavam desenvolver um extensivo conjunto de software de forma independente, para permitir a operação dos seus sistemas.
Com um sistema operacional de código aberto, que cobre tudo, da configuração à operação, diminui muito a barreira à entrada de novos processadores e novos sistemas de computação quântica.
A equipe espera que o Oqtopus ajude a tornar a computação quântica prática uma realidade.
"Isto facilitará a padronização de vários softwares e sistemas quânticos, ao mesmo tempo em que impulsionará a criação de aplicações quânticas inovadoras," disse o professor Keisuke Fujii, um dos responsáveis pela iniciativa.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |