Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Internet da Natureza: Seres vivos mantêm troca disseminada de informações

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/04/2025

Internet da Natureza: Troca de informações é disseminada no mundo biológico
Integração das teias alimentares e das redes de informação.
[Imagem: Ulrich Brose et al. - 10.1038/s41559-025-02670-2]

Mundo biológico troca informações

Depois da descoberta histórica de que os seres vivos usam comunicação quântica, já não é mais novidade para ninguém que a vida biológica como um todo - e não apenas os humanos - mantém diversos padrões de comunicação não apenas entre os indivíduos, mas também permitindo que as espécies interajam dentro dos ecossistemas - é o que se convencionou chamar de "internet da natureza".

E parece que essa internet biológica tem ainda mais protocolos de comunicação do que os cientistas suspeitavam.

Ulrich Brose e colegas da Universidade de Jena, na Alemanha, demonstraram agora que as espécies não apenas trocam matéria e energia, mas também compartilham informações vitais que influenciam o comportamento, as interações e a dinâmica dos ecossistemas, revelando características anteriormente ocultas dos ecossistemas naturais.

Tradicionalmente, os estudos ecológicos têm-se concentrado em interações materiais, como alimentação, polinização e dispersão de sementes. No entanto, a equipe agora reuniu evidências que destacam o papel essencial da troca de informações entre espécies.

"Compreender os processos nos ecossistemas naturais sem considerar o fluxo de informações através da internet da natureza seria semelhante a tentar entender para onde e por que as mercadorias são transportadas nas sociedades humanas sem levar em conta a internet," defende Brose.

A integração desses dois fluxos - informações com ligações materiais tradicionais, como teias alimentares - altera a compreensão de como as perturbações se propagam nos ecossistemas e como as comunidades resistem ou se recuperam dessas perturbações.

Internet da Natureza: Troca de informações é disseminada no mundo biológico
Consequências do fluxo de informações para interações predador-presa.
[Imagem: Ulrich Brose et al. - 10.1038/s41559-025-02670-2]

Camadas de troca de informações na natureza

Os pesquisadores identificaram três tipos de trocas de informação dentro dos ecossistemas: Ligações de informação trófica, ligações de informação pura e ligações de informação ambiental.

As ligações de informação trófica envolvem pistas trocadas entre predadores e presas. Por exemplo, lobos usam trilhas e avistamentos visuais para localizar alces, enquanto alces respondem à presença de lobos agrupando-se e escondendo-se em uma vegetação mais densa.

As ligações de informação pura capturam interações entre espécies não diretamente envolvidas na alimentação, como aquelas que compartilham um predador ou recurso comum. Por exemplo, quando uma hiena observa um abutre circulando, ela observa atentamente o comportamento do abutre para inferir a possível presença de uma carcaça próxima.

As ligações de informação ambiental permitem que as espécies adaptem seus movimentos e comportamentos em resposta a sinais do ambiente, incluindo pistas climáticas ou variações de temperatura. Exemplos incluem mariposas respondendo à luz à noite, aranhas construindo suas teias perto de fontes de luz e camaleões mudando sua camuflagem e cores em resposta ao ambiente.

Internet da Natureza: Troca de informações é disseminada no mundo biológico
Exemplos conceituais das consequências da integração de uma rede de teia alimentar com uma rede de fluxo de informações para formar uma rede multicamadas.
[Imagem: Ulrich Brose et al. - 10.1038/s41559-025-02670-2]

Compreendendo a interconexão dinâmica

Aí entramos nós. Os pesquisadores deram atenção especial a perturbações causadas por atividades humanas, como luz artificial, ruído e aroma, conhecidas como poluição sensorial. Essas perturbações podem alterar paisagens de informação, remodelando o comportamento e a dinâmica ecológica.

Mudanças no meio pelo qual as espécies se comunicam podem interromper a transmissão de sinais e a troca de informações, potencialmente dificultando a capacidade das espécies de se comunicar, encontrar recursos ou se adaptar ao ambiente, ressaltando a necessidade de estratégias de conservação que mitiguem a poluição sensorial.

"O tráfego rodoviário e as estruturas industriais não só poluem o ar, como também interferem nos sinais vibracionais que as formigas, por exemplo, usam para coordenar suas atividades," explica a professora Myriam Hirt. "Este é apenas um exemplo de como as atividades humanas podem interromper a comunicação vibracional e feromonal essencial para a reprodução, alimentação e coesão social dos insetos."

A equipe pede uma priorização de mais pesquisas científicas sobre essas redes de fluxo de informações, incluindo a identificação dos remetentes e receptores dos sinais, a compreensão da capacidade sensorial e das taxas de decaimento e a coleta de dados por meio de ferramentas, como paisagens sonoras naturais e perfis de vibração.

"A contabilização da internet da natureza mudará nossa percepção de como animais, plantas e micróbios agem no mundo vivo, de um conceito de movimento passivo de partículas, como na física ou na química, para uma ênfase mais realista nos seres vivos que produzem e usam informações," acrescenta Brose. "As consequências dessa mudança vão além do campo de jogo da teoria ecológica e terão um impacto substancial em como protegemos não apenas os habitats das espécies, mas também seus caminhos de informação através do meio."

Bibliografia:

Artigo: Embedding information flows within ecological networks
Autores: Ulrich Brose, Myriam R. Hirt, Remo Ryser, Benjamin Rosenbaum, Emilio Berti, Benoit Gauzens, Andrew M. Hein, Samraat Pawar, Kenneth Schmidt, Kate Wootton, Sonia Kéfi
Revista: Nature Ecology and Evolution
Vol.: 9, pages 547-558
DOI: 10.1038/s41559-025-02670-2
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Transmissão de Dados
  • Biotecnologia
  • Biomecatrônica

Mais tópicos