Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/11/2013
Corrida espacial asiática
A Índia lançou hoje (5) com sucesso sua primeira missão a Marte.
A sonda Mangalyaan (veículo de Marte) permanecerá em órbita da Terra até 1º de dezembro, quando seus motores serão acionados para aproveitar a janela de proximidade de Marte com a Terra.
Começará então a jornada de 400 milhões de quilômetros, que deverão ser percorridos em 300 dias. A expectativa é que a Mangalyaan chegue a Marte em 24 de setembro de 2014.
Se todas as etapas forem cumpridas com sucesso, a Índia passará ao seleto grupo de países com tecnologia para exploração interplanetária.
Apenas Estados Unidos, Rússia e União Europeia conseguiram enviar sondas a Marte até agora.
O Japão (2003) e a China (2011) também tentaram, mas sem sucesso. Por isso, já se fala em uma "corrida espacial asiática".
Superar a China não será um feito pequeno para o programa espacial indiano, que conta com 16 mil cientistas e um orçamento de US$ 1 bilhão.
Metano de Marte
A sonda Mangalyaan pesa 1.340 quilos e leva cinco instrumentos para estudar a topografia, a mineralogia e a atmosfera de Marte.
Como vem sendo construído há vários anos, o projeto indiano centrou-se sobretudo na procura por metano.
Em 2009, a NASA anunciou a descoberta de volumes enormes de metano na atmosfera de Marte.
Contudo, em Setembro deste ano, quando a Mangalyaan já estava pronta, o robô Curiosity desmentiu as conclusões anteriores: