Plantão

Hubble captura primeira imagem usando um único giroscópio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2024

Hubble captura primeira imagem usando um único giroscópio
Primeira imagem científica captada pelo Hubble operando com apenas um giroscópio.
[Imagem: NASA/ESA/STScI/David Thilker (JHU)]

Mira mais difícil

O telescópio espacial Hubble obteve suas primeiras imagens desde que mudou para um modo operacional alternativo, que usa apenas um giroscópio.

O normal era o Hubble trabalhar com três giroscópios, mas eles vieram dando defeito ao longo dos anos - dos seis disponíveis, agora só dois estão funcionais. No início deste mês, a NASA deu início aos preparativos para que o Hubble continuasse operando com apenas um giroscópio.

Deu certo, e o telescópio retornou às observações científicas, que agora serão um pouco mais demoradas, devido à dificuldade de posicionamento para mirar bem em cada alvo celeste.

O bom resultado deixou a equipa da NASA otimista de que o Hubble possa fazer a maior parte das suas observações científicas planejadas. Quando o giroscópio que está sendo usado agora pifar, ainda restará outro de reserva, que será então acionado, eventualmente permitindo que o telescópio faça observações por mais uma década ou mais.

A imagem

A primeira imagem captada neste novo modo mostra a NGC 1546, uma galáxia na constelação do Dourado, mostrando as faixas de poeira iluminadas pelo núcleo da galáxia. Essa poeira absorve a luz do núcleo, avermelhando-o e fazendo com que a poeira pareça marrom-enferrujada.

O próprio núcleo brilha intensamente em uma luz amarelada, indicando uma população mais antiga de estrelas. Regiões azuis brilhantes de formação estelar ativa brilham através da poeira. Várias galáxias de fundo também são visíveis, incluindo uma espiral lateral logo à esquerda da NGC 1546.