Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/03/2008
Península de Baku, capital do Azerbaijão, por volta do ano 2020. De frente para o Mar Cáspio, deverão ser erguidas algumas das mais belas e modernas estruturas arquitetônicas já feitas pelo homem.
A mais impressionante delas é a Full Moon Bay, Baía da Lua Cheia, um hotel de luxo com 35 andares e 158 metros de altura. Para viabilizar sua construção, além de utilizar os mais avançados materiais disponíveis, capazes de unir leveza e resistência, os engenheiros esperam poder contar com algumas soluções técnicas que ainda estão nas pranchetas.
A utilização de diferentes tipos de vidros e estruturas metálicas na parte externa do edifício fará com que ele se pareça radicalmente diferente, dependendo do ângulo pelo qual ele for olhado.
Visto de frente, lembrará a Estrela da Morte, do filme Guerra nas Estrelas. Mas a construção não é esférica e sim na forma de um disco que se projeta para a frente.
O prédio da lua cheia foi uma idealização da empresa coreana Heerim Architects, que instalou uma filial no Azerbaijão no ano passado.