Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/12/2012
ShipArrestor
Engenheiros da Noruega criaram um equipamento de resgate para navios que pode evitar acidentes com qualquer tipo de embarcação de grande porte.
O sistema foi testado com sucesso para estabilizar um navio-tanque de 120.0000 toneladas.
O guincho para navios, batizado de ShipArrestor, estabilizou o navio e reduziu sua deriva em 58%.
Deriva
Quando se trata de transporte naval, nada pode ser mais perigoso do que um navio perder potência e ficar à deriva, sobretudo quando ele está próximo à costa, podendo causar danos ambientais de grandes proporções.
Particularmente quando os ventos são fortes e as ondas altas, a tarefa de salvar um navio, resgatar sua tripulação e evitar um acidente é algo extremamente difícil.
Quando um navio fica sem propulsão, o vento e as ondas viram-no perpendicularmente, fazendo com que ele se aproxime lateralmente da costa.
Como parar um navio
O ShipArrestor evita o desastre certo em três etapas.
Primeiro, um helicóptero solta uma estrutura de aço em formato de anel que os marinheiros amarram no convés do navio.
Essa estrutura está na extremidade de uma corrente de 200 metros, que o helicóptero a seguir solta na água.
Na outra extremidade da corrente está uma âncora em formato de pára-quedas, com 30 metros de diâmetro.
Esse pára-quedas subaquático se abre e segura o navio, reduzindo sua perigosa aproximação da costa.
Finalmente, um rebocador pode se aproximar, "pescar" a corrente e levar o navio em perigo para um local mais seguro.
Mercado
Outra vantagem do sistema de salvamento é que ele vira o navio em 90 graus, reduzindo a força que o vento e as ondas exercem sobre ele, reduzindo ainda mais o risco de que ele chegue à costa.
Durante o teste em escala real, o navio-tanque atingiu a posição e a velocidade de deriva esperada em 21 minutos.
Com o sucesso do teste, o grupo agora está tentando obter os recursos para colocar o ShipArrestor no mercado.