Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/04/2022
Guincho tecnológico
Você imaginaria que seria possível dar um banho de tecnologia em um equipamento tão simples e comum quanto um guincho?
Pois foi justamente isso o que conseguiram engenheiros da Instituição Oceanográfica Woods Hole, nos EUA.
A maioria das operações e missões de pesquisa em barcos e navios depende do lançamento e recuperação de equipamentos na lateral das embarcações.
Os guinchos são a ferramenta natural para isso, usados para içar itens de e para o convés, como redes, veículos, robôs subaquáticos e outros equipamentos científicos.
O problema é que os guinchos disponíveis não são pequenos, ocupam grandes espaços no convés, exigem estruturas adicionais de manobra e, por isso, só podem ser usados a partir de um local fixo no convés.
A equipe se cansou de tanta trabalheira e criou um novo modelo de guincho que é leve e compacto e cuja operação é muito mais simples e flexível.
Guincho marítimo
O design inovador é descrito pelos seus inventores como um "projeto moderno com uma estrutura original e clássica".
Sua característica principal é a dispensa da estrutura de moldura, o que o torna mais leve e adaptável a uma variedade de operações.
O projeto permitiu alcançar uma relação resistência/peso de 2:1, dependendo dos materiais usados na construção, em comparação com algo entre 0,5-1:1 dos guinchos tradicionais.
"Os guinchos são universais na comunidade científica e na marinha", disse James Haley, membro da equipe. "As tripulações estão constantemente colocando algum tipo de tecnologia ou equipamento na lateral de um barco e trazendo-o de volta usando um guincho. Vimos uma oportunidade de fazer um dispositivo menor, mais forte e mais rápido, que melhore o trabalho que as equipes estão fazendo todos os dias."
A tecnologia já foi licenciada para uma empresa parceira, que colocará os novos guinchos marítimos no mercado e estudará a aplicação do novo projeto para outros guinchos, como os automotivos e industriais.