Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2014
Movimento autônomo
Gotas de álcool parecem ter ganhado vida - ou, pelo menos, comportam-se como se soubessem o que estão fazendo.
Jitka Cejkova e seus colegas da Dinamarca e da Eslováquia construíram um sistema físico-químico no qual pequenas "esferas de líquido" - ou gotas - movem-se de forma autônoma.
O movimento é preciso o suficiente para que a gota percorra um labirinto até atingir seu alvo, fundindo-se então com ele.
"O sistema propriamente dito é muito simples, mas ele apresenta um comportamento muito sofisticado," disse o professor Martin Hanczyc, cuja equipe já havia criado gotas de óleo com motor químico e combustível líquido.
Por enquanto as esferas líquidas movem-se apenas em água, mas a equipe pretende desenvolver o conceito para levar medicamentos para partes específicas do corpo e outras aplicações.
"Por exemplo, a gota pode funcionar como um lubrificante, atingindo uma área que precisa de lubrificação. Ou a gota pode funcionar como carregadora para compostos químicos que podem encontrar seu alvo e liberar seu conteúdo, como aromatizantes, medicamentos etc," disse Hanczyc.
Embora simulem um comportamento autônomo, percorrendo criteriosamente o labirinto, as gotas são movidas por um gradiente salino, uma diferença na concentração de sal ao longo do trajeto.
A mesma gota pode migrar para posições diferentes mediante a adição sequencial de sal. Além disso, ela pode distinguir entre as fontes de sal de concentrações diferentes.
O processo também pode ser controlado por temperatura.