Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/03/2011
Em uma entrevista coletiva realizada nesta tarde, a NASA confirmou o fracasso do lançamento do satélite Glória (Glory), depois que uma contingência havia sido anunciada pelo chefe da missão durante o lançamento.
O Glória é um satélite de monitoramento ambiental que levantaria dados inéditos sobre o papel das micropartículas presentes na atmosfera terrestre, os chamados aerossóis, e iria mensurar a influência da radiação solar sobre o clima da Terra.
Falha na carenagem
Segundo a agência espacial norte-americana e Orbital Sciences Corporation, empresa responsável pelo lançamento do foguete Taurus, o problema ocorreu porque a carenagem que recobre o satélite para protegê-lo durante o lançamento não se separou.
Com o peso extra, o foguete não conseguiu atingir a órbita, arrastando consigo a carga de volta e caindo no mar.
Essa carenagem passou por uma reformulação de seu sistema de separação, depois de uma falha semelhante, há dois anos. O novo sistema já havia sido usado com sucesso em outros lançamentos depois desse conserto.
O foguete Taurus havia sido o responsável por um problema que ocasionou um atraso de pouco mais de uma semana no lançamento, mas não foi estabelecida uma relação entre esse primeiro problema e a falha no lançamento hoje.
Mas foi uma falha semelhante no mesmo foguete que derrubou outro satélite de monitoramento ambiental, o Observatório Orbital de Carbono (OCO - Orbiting Carbon Observatory), em Fevereiro de 2009.
O satélite OCO seria a primeira missão da NASA dedicada a estudar o ciclo do dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Na falta de suas medições, os cientistas alegam que os métodos de monitoramento do CO2 são inadequados para um tratado internacional do clima.
Apuração
O diretor de lançamento da NASA, Omar Baez, disse que a contagem regressiva e o lançamento transcorreram normalmente até o ponto em que eles deveriam ter recebido os dados indicando que a carenagem tinha-se separado do veículo.
Quando os dados forem analisados em pormenores, nos próximos dias, as equipes esperam ter uma melhor compreensão do que deu errado e o ponto exato onde o satélite afundou, no Pacífico Sul.
O nome do Site Inovação Tecnológica iria ao espaço em uma pastilha de silício a bordo do satélite Glória, como parte de um programa de divulgação científica promovido pela NASA.