Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2016
Foguetes reutilizáveis
A corrida espacial privada nos EUA está cada vez mais disputada, mas quem largou na frente parece estar conseguindo manter a dianteira.
A Blue Origin deixou novamente sua concorrente SpaceX para trás.
Em 23 de Novembro passado, a Blue Origin tornou-se a primeira a pousar verticalmente um foguete reaproveitável após um lançamento - seu foguete é chamado New Shepard.
O feito foi seguido pela SpaceX menos de um mês depois, quando o foguete Falcon 9 pousou após levar satélites ao espaço.
Agora a Blue Origin saiu na frente novamente, tornando-se a primeira a realizar o segundo voo do seu foguete reutilizável, o mesmo que havia voado e pousado de volta em Novembro.
Fronteira do espaço
O New Shepard atingiu um apogeu de 101,7 km, superando por pouco a "fronteira do espaço", também conhecida como Linha de Karman, estabelecida em 100 km, quando já é possível sentir os efeitos da microgravidade - ou não sentir os efeitos da gravidade.
O foguete levou ao espaço a cápsula experimental da própria empresa, que desceu ao solo de para-quedas usando um sistema de frenagem por foguetes, similar ao usado por várias outras cápsulas, incluindo as tradicionais Soyuz e Progress russas.
Logo depois, o próprio foguete também pousou em segurança, demonstrando que a nova geração de foguetes reutilizáveis é uma realidade.
A favor da SpaceX, que continua tentando pousar seu foguete em uma plataforma flutuante, está o fato de que o Falcon 9 já é capaz de levar satélites ao espaço, ou seja, é um conjunto já totalmente operacional, enquanto o New Shepard não tem potência suficiente para isso.