Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/12/2010
Foguete de treinamento
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) faz hoje a primeira tentativa de colocar no espaço o foguete de médio porte Improved Orion, como parte da Operação Maracati II.
A operação deveria ter acontecido no sábado, mas foi adiada devido a um atraso no transporte de equipamentos. A janela de lançamento do Improved Orion ficará aberta até amanhã, caso as condições meteorológicas não estejam favoráveis hoje.
O Orion é um foguete de treinamento mono-estágio fruto da parceria do Brasil com a Agência Espacial Alemã. Considerado de médio porte, esse tipo de protótipo é adequado apenas para atividades de treinamento.
Com estrutura de 5,7 metros de comprimento, dos quais três metros correspondem à carga útil e uma massa total de 500 kg, com propulsão sólida, o foguete atinge um apogeu entre 95 a 115 km. Ele já e utilizado para treinamento e realização de experimentos científicos na Alemanha.
Caso seja realizado, esse será o terceiro lançamento do modelo que acontece em centros brasileiros. O primeiro ocorreu em 2008, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, e o segundo aconteceu em maio de 2009, no próprio CLA, durante a Operação Maracati I.
Microgravidade
A Operação Maracati II tem como principal objetivo treinar e avaliar os sistemas de monitoramento do foguete Orion. Além disso, essa operação é uma preparação para o lançamento do VSB-30, foguete de médio porte que vai levar experimentos científicos da Agência Espacial Brasileira (AEB) para testes em ambiente de microgravidade.
O lançamento do VSB-30 será realizado como uma segunda etapa da Operação Maracati II e deve acontecer no dia 16 deste mês. A preparação dessa operação ocorre desde o dia 16 de novembro deste ano.
O lançamento do VSB-30 tem como objetivo a monitoração e recuperação de sua carga útil, denominada MicroG1A, da Agência Espacial Alemã (DLR Moraba), na qual serão embarcados experimentos da AEB. O foguete levará ao espaço, também, nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras.
Com o lançamento do VSB-30, será dado prosseguimento às atividades do Programa Espacial Brasileiro e ao Programa de Microgravidade da AEB, possibilitando que instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento realizem experimentos científicos e tecnológicos por meio de vôos suborbitais.
A Operação Maracati II terá a participação de equipes do CLA, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), além de integrantes de outras universidades e instituições civis. Também participarão diversas organizações responsáveis pelos experimentos de microgravidade, incluindo o Centro Espacial Alemão (DLR) e a AEB. No total, mais de 100 pessoas estarão envolvidas na operação, além da equipe do CLA.