Com informações da AEB - 02/09/2014
Foguete a álcool
O primeiro foguete brasileiro com propulsão líquida foi lançado com sucesso no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
O VS-30 V13 é o primeiro foguete nacional com motor a propelente líquido - um motor que utiliza etanol e oxigênio líquido.
O sistema foi desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
O objetivo é a utilização do combustível líquido no lançamento de satélites, que suporta massas maiores e maior altitude. Até então, os lançamentos no Brasil eram feitos apenas com propulsores sólidos.
Anteriormente previsto para sexta-feira passada, o lançamento teve que ser adiado por problemas no carregamento do oxigênio líquido no foguete, o que levou à opção pelo lançamento noturno, quando as temperaturas mais amenas facilitaram a operação.
O lançamento foi realizado na noite de ontem, e o voo do foguete durou três minutos e 34 segundos, tempo em que alcançou a área de segurança prevista para a queda.
Coleta de dados
Durante o trajeto foram feitas coletas de dados para estudos de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, concebido no IAE.
A operação serviu também para o treinamento das equipes na operação e lançamento de motores a propelente líquido, visando à aplicação no desenvolvimento de futuros veículos suborbitais e lançadores de satélites.
O bom desempenho do motor possibilitará a retomada de lançamento dos foguetes brasileiros, por parte da Agência Espacial Alemã, a partir da Europa. Os alemães participaram da operação com trabalho de coleta de dados em voo, por meio de uma estação móvel de telemetria.