Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2015
Assistentes de voz
Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, disponibilizaram um sistema de código aberto similar ao Siri, da Apple.
O objetivo é ampliar o desenvolvimento de aplicativos comandados pela voz, criando "assistentes pessoais inteligentes" para todos os tipos de aparelhos portáteis.
Batizada de Sirius, a nova plataforma é similar ao Siri, Cortana (da Microsoft) e Google Now, permitindo desenvolver aplicativos que aceitem instruções de voz e perguntas em linguagem natural, respondendo-as igualmente por voz.
A grande vantagem da Sirius é que ela é gratuita, podendo assim ser adaptada e configurada de acordo com as necessidades de cada aplicação.
"Agora a tecnologia básica está à disposição, e todos nós temos acesso a ela," disse Jason Mars, membro da equipe que projetou a plataforma livre. "Em vez de fazer um aplicativo para rodar no Apple Watch, por exemplo, talvez eu possa fazer meu próprio relógio."
Wikipedia falada
Além do reconhecimento e sintetização de voz, com o processamento de linguagem natural e sistema de pergunta e resposta, a plataforma Sirius analisa imagens e cruza os dois tipos de informação.
De acordo com Mars, o sistema pode, por exemplo, receber uma imagem de um restaurante juntamente com a pergunta: "A que horas este lugar fecha?", algo que os sistemas comerciais não conseguem fazer.
A versão de demonstração da Sirius, que roda em nuvem, é uma Wikipedia falante, na qual os usuários podem fazer perguntas factuais que são respondidas com o conteúdo da enciclopédia digital.