Da New Scientist - 26/05/2011
Gravidade e combustão
À primeira vista, a imagem pode parecer uma representação artística decorando uma igreja cristã.
Mas trata-se tão-somente de uma chama produzida em um experimento realizado na Estação Espacial Internacional, que visa estudar a combustão em um ambiente de microgravidade.
Na superfície da Terra, a chama de uma vela tem seu formato característico porque o ar quente é mais leve, subindo e deixando espaço para que a chama se estique - um fenômeno ditado inteiramente pela gravidade.
Na ausência de gravidade, o ar quente não sobe, o que faz com que uma vela tenha uma chama perfeitamente esférica.
Fogo no espaço
Neste experimento, cujo objetivo era avaliar a combustão e supressores de fogo no espaço, uma gota de 3 milímetros do gás heptano foi incendiada e filmada. Uma luz de fundo ilumina o processo de combustão.
Usando diferentes técnicas de processamento de imagem, os pesquisadores podem determinar a quantidade de fuligem gerada pela combustão em cada quadro do filme.
Nesta imagem composta, colorida artificialmente, a estrutura amarela no centro marca o caminho da gota de heptano, encolhendo à medida que se queima.
Estruturas verdes de fuligem circundam o combustível. As partículas maiores eventualmente se espalham, lembrando as brasas de um fogo de artifício.