Com informações da Unicamp - 27/01/2012
Criatividade acelerada
Que tal encarar o desafio de conceber um game em apenas 48 horas?
Pois é exatamente isso o que farão os participantes do Global Game Jam, evento anual que reúne desenvolvedores de todo o mundo.
Este ano, os participantes terão entre os dias 27 e 29 de janeiro para transformar suas ideias em jogos criativos.
Nesta edição, o Brasil contará com 23 "sites" de desenvolvimento, a maioria em universidades.
Multi-talento
Os participantes se dividem em equipes para desenvolver os jogos.
Participam das equipes profissionais de diversas áreas, como desenvolvedores, sonoplastas, designers etc.
"Qualquer pessoa com interesse no assunto pode participar. Não é preciso ser nenhum expert em programação", explica o engenheiro de software Bruno Aguiar de Melo, coordenador do site de Campinas.
O site abrigado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contava com 138 pessoas inscritas o início da tarde desta quinta-feira (26).
Todos os anos, os organizadores apresentam um tema que deve ser explorado pelos chamados jammers. Isso é feito somente no início do evento. Em 2011, o mote foi "Extinction".
Da criatividade à excentricidade
Melo observa que há muita liberdade de criação e que os melhores projetos normalmente são aqueles que abusam da criatividade ou mesmo da excentricidade.
"Não é raro que games desenvolvidos durante o evento sejam posteriormente transformados em produtos. Nos últimos anos, o Brasil tem tido um desempenho muito bom no desafio. No ano passado, por exemplo, foram eleitos os dez melhores projetos, sendo que um deles era nacional. Todos foram apresentados para uma banca especializada na Alemanha," conta.
Ao final das 48 horas, todos os jogos são disponibilizados no site do Global Game Jam, para que possam ser testados por qualquer interessado.
Exercitar o conhecimento
Melo esclarece que o evento não equivale a uma competição e nem são oferecidos prêmios aos participantes.
"O grande ganho de quem participa é poder exercitar o conhecimento e a criatividade e travar contato com outras pessoas da área," explica.
Em 2011, a iniciativa reuniu desenvolvedores de 44 países. Ao todo, foram produzidos 1.500 games.