Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/02/2010
O ônibus espacial Endeavour partiu às 7h14 no horário de Brasília, 4h14 no horário local do Centro Espacial Kennedy, levando o último grande laboratório a equipar a Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento da nave Endeavour estava originalmente marcado para a manhã deste domingo (7), mas foi adiado em 24 horas devido ao mau tempo.
Suporte de vida
A principal carga levada a bordo do Endeavour é também a última grande seção da ISS, o laboratório Tranquilidade. Nele serão centralizados a maioria dos sistemas de controle ambiental e de suporte de vida da Estação, além de oferecer mais espaço para a tripulação.
Mas sua importância será certamente eclipsada por uma outra contribuição europeia, a chamada Cúpula, que deverá se tornar o lugar preferido dos astronautas.
Janelas da Estação Espacial
A Cúpula será a maior janela da Estação Espacial, através da qual será possível ter uma vista inédita da Terra e do espaço.
A visão que se terá da Cúpula somente pode ser superada pela visão dos astronautas durante as caminhadas espaciais - veja mais detalhes na reportagem Estação Espacial vai receber sala panorâmica.
Mas as janelas não serão apenas para a diversão dos astronautas - elas serão janelas de trabalho. Conforme mais veículos de carga comecem a frequentar a Estação Espacial, os braços robóticos serão usados para capturar alguns deles durante a aproximação, orientando-os até seus pontos de atracação. Uma boa visão dessa operação será uma ajuda bem-vinda para os astronautas que estiverem no controle dos robôs.
Tampas especiais permitem que as janelas sejam fechadas, oferecendo proteção contra o impacto de micrometeoritos e lixo espacial.
Caminhadas espaciais
A missão da Endeavour vai durar 13 dias e incluirá três caminhadas espaciais.
A Cúpula subiu ao espaço acoplada na extremidade do módulo Tranquilidade, que é também um porto de ancoragem pronto para receber outras naves espaciais. Mas lá não será seu lugar definitivo.
O braço robótico da Estação a retirará e, com a ajuda dos astronautas durante as caminhadas espaciais, será instalada em seu lugar definitivo, na lateral do mesmo módulo, voltada para a superfície da Terra.
Aposentadoria dos ônibus espaciais
Esta missão é o voo de número 130 de todos os ônibus espaciais, a 32ª vez que um ônibus espacial vai até a Estação Espacial Internacional e o 24º voo da nave Endeavour.
Mais importante porém, depois desta, só restarão outras quatro missões dos ônibus espaciais, que deverão ser aposentados ainda em 2010 - veja Começa a contagem regressiva final para os ônibus espaciais.