Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/07/2009
Ainda não foi desta vez que o Endeavour partiu para sua missão na Estação Espacial Internacional. O adiamento deveu-se ao que a NASA chamou de "condições inclementes de tempo."
Antes disso, os engenheiros haviam terminado a checagem final dos sistemas e constatado que os raios do dia anterior não haviam causado nenhum dano ao ônibus espacial e nem à torre de lançamento.
Pista de reserva
No próprio local de lançamento as condições de tempo permitiriam que a contagem regressiva continuasse, mas havia chuva e trovoadas na pista de pouso do Centro Espacial Kennedy.
Esta pista seria utilizada no caso de algum problema durante o lançamento, em que o ônibus espacial devesse soltar-se prematuramente do seu tanque de combustível principal e retornar do solo, abortando o lançamento.
Não vai
A contagem regressiva foi interrompida na marca T -9, ou seja, faltando nove minutos para o lançamento. Nesse ponto, a contagem é suspensa por 45 minutos e é feita uma checagem final de condições com os diversos setores responsáveis pela missão. A coordenação responsável pelo monitoramento do tempo deu uma resposta "No Go" e o lançamento foi adiado.
A próxima tentativa de início da missão STS-127 acontece hoje, segunda-feira, às 19h51, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pela NASA TV (http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv).