Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/03/2021
Duendes, jatos e elfos
Astrônomos captaram no céu do Havaí dois fenômenos atmosféricos muito raros - e belos.
Embora pareçam um efeito especial, os fenômenos são reais, e foram captados por uma câmera automática no observatório Gemini Norte, localizado a 4.200 metros de altitude no monte Maunakea.
São dois fenômenos associados aos raios, um duende vermelho (ou sprite, em inglês) e um jato azul.
Embora relatados há séculos - daí sua associação a duendes - esses fenômenos só foram detectados muito recentemente, tornando-se agora parte do que se convencionou chamar de Eventos Luminosos Transientes, que incluem também os elfos - nenhum elfo aparece nesta imagem.
São brilhos de duração muito mais curta do que os tradicionais relâmpagos, mas igualmente associados a nuvens de tempestade.
Como são raros e só recentemente observados, o conhecimento sobre eles é incipiente, mas os cientistas acreditam que eles estejam associados às cargas eletrostáticas presentes nas nuvens de tempestade, o que os torna um tipo especial de relâmpago.
Uma das caraterísticas que torna os duendes e os jatos especiais é o fato de que eles se deslocam da nuvem para cima, rumo ao espaço, o que impõe uma dificuldade adicional em explicá-los pelo tradicional modelo de descarga elétrica.