Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2010
Um grupo de pesquisadores europeus encontrou uma forma de trazer a simplicidade do copiar e colar para a criação de jogos, animações e outros programas gráficos.
Os programadores poderão simplesmente dar um Control-C/Control-V em elementos complexos como a emoção, o tom de voz ou a expressão facial dos personagens, criando conteúdos atraentes e realísticos de forma mais rápida e mais barata.
Reutilização de áudio e vídeo
O conceito fundamental do Projeto Salero é a criação de sistemas que permitam que conteúdos de áudio e vídeo sejam fácil e rapidamente reutilizados em várias cenas diferentes em um projeto, além da transferência e adaptação dos conteúdos entre diferentes projetos.
Os pesquisadores criaram mais de 20 aplicativos e ferramentas, demonstrando todas as capacidades da nova plataforma, que incrementa radicalmente o fluxo de trabalho no desenvolvimento de aplicativos audiovisuais.
O trabalho resultou de um esforço de quatro anos, realizado por treze universidades, institutos de pesquisas e empresas da Europa.
Emoções sintéticas
Os pesquisadores concentraram-se em três áreas principais: processamento de áudio, animação computadorizada e buscas semânticas. Em cada área, eles criaram ferramentas que permitem localizar e adaptar as mídias existentes para novos conteúdos, de forma automática ou semi-automaticamente.
O "modelo emocional sintético", por exemplo, permite que os programadores variem o estado emocional dos personagens alterando apenas duas variáveis, chamadas de ativação e avaliação.
A ativação controla a intensidade da emoção, enquanto a avaliação controla o equilíbrio entre emoções positivas e emoções negativas - entre, digamos, um sorriso e um olhar severo.
Usando apenas estas duas variáveis, um animador é capaz de criar dezenas de expressões em uma fração do tempo que leva atualmente.
Outras funções permitem a transferência de características corporais, como sexo, etnia, idade e peso, ajustando até mesmo o andar do novo personagem, para que ele se adapte corretamente às novas características - diferenciando, por exemplo, o andar de uma pessoa gorda do andar de uma pessoa magra.
Animação para treinamento profissional
Embora se imagine rapidamente os jogos quando se fala da animação de personagens, os benefícios do novo ambiente de programação deverão alcançar igualmente os programas de treinamento profissional.
Imagine uma explosão. As vítimas estão feridas ou mortas pela rua. Você faz parte da equipe de atendimento de emergência e deve decidir rapidamente quem deve receber o tratamento médico com maior urgência.
O ritmo da respiração, o tom da pele, a gravidade dos ferimentos e o nível de consciência dos feridos são todos indicadores-chave. Você deve testar rapidamente cada um deles enquanto se move entre as vítimas.
Esta é apenas uma animação, mas é muito mais rica e mais detalhada do que as melhores simulações atualmente disponíveis no mercado de treinamento de saúde e serviços de emergência.
Usando a nova plataforma, esta simulação pôde ser desenvolvida de forma mais rápida e mais barata do que o atual estado da arte na área. Ela é uma das primeiras a serem criadas com as novas ferramentas.
Vários estúdios e empresas de animação já demonstraram interesse pelos resultados e estão testando as novas ferramentas.