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Plantão

Empresas de sete países querem construir trem-bala brasileiro

Sabrina Craide - Agência Brasil - 14/07/2010


Trem de Alta Velocidade

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que empresas de pelo menos sete países já manifestaram interesse em participar do leilão para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará o Rio de Janeiro a Campinas, no interior de São Paulo, passando pela capital.

Na lista estão empresas da Coreia, França, Alemanha, China, Espanha, Itália e do Japão. O edital para o leilão foi lançado nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os interessados em participar do leilão terão até o dia 29 de novembro para entregar suas propostas.

O vencedor da licitação será a empresa ou o consórcio que oferecer a menor tarifa-teto para o trecho expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O preço máximo estabelecido pelo TCU para a passagem na classe econômica é de R$ 199,80. No caso de empate no leilão, será privilegiada a empresa com mais experiência no sistema.

Absorção e transferência de tecnologia

A Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav), a estatal brasileira formada para coordenar a construção do trem-bala, terá 33% de participação na Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será formada para construir o trem-bala, e vai poder vetar algumas questões na sociedade.

Mas, segundo o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o poder de veto estará restrito a questões que preservem o cumprimento dos objetivos da SPE.

Segundo o ministro, além de ser a sócia minoritária da SPE, a Etav vai coordenar o processo de absorção e transferência de tecnologia, além de monitorar o projeto em todas as suas etapas.

Depois da homologação do resultado do leilão, o prazo para a formação da SPE é de 90 dias. Portanto, a criação da Etav deverá ser aprovada pelo Congresso Nacional até março do ano que vem. "Esperamos que o Congresso seja sensível a esse cronograma. Se a empresa não for aprovada, o governo terá que criar outra alternativa", disse Figueiredo.

Ferroviários-bala

Os funcionários da Etav serão nomeados por meio de concurso público, mas até que a seleção seja realizada, serão recrutados profissionais do governo e de universidades. A sede da empresa será em Brasília, mas ela poderá ter escritórios em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a construção do empreendimento, deverão ser criados 12 mil empregos diretos e indiretos. Para os primeiros dez anos, a previsão é de que 30 mil empregos sejam criados.

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