Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/10/2019
Carimbo high-tech
Lentes de contato que, além de corrigir sua visão, possam monitorar sua saúde, não são mais ficção científica, mas faltava desenvolver um método de fabricação eficiente para produzi-las em escala industrial.
Foi o que fizeram Kyoseung Sim e uma equipe das universidades de Houston e Colorado, nos EUA.
Batizado de impressão por estampagem conformal aditiva, o novo método de fabricação é adequado para produzir lentes, células solares, equipamentos biomédicos e vários outros dispositivos eletrônicos que precisem ser tridimensionais e curvos.
O processo começa com um balão elastomérico - uma bexiga -, que é inflado e revestido com uma substância pegajosa. Essa substância funciona como um grude para capturar o circuito eletrônico flexível previamente fabricado em uma matriz 2D, usando as técnicas padrão da indústria.
Em seguida, o balão é usado como um meio de estampagem, uma espécie de carimbo, que é pressionado contra um substrato curvo ou hemisférico para depositar os componentes eletrônicos pré-fabricados.
A equipe testou sua técnica na criação de uma variedade de dispositivos e materiais curvos, incluindo matrizes de fotodetectores, pequenas antenas, células solares hemisféricas e lentes de contato inteligentes.
Como o balão pneumático usado como carimbo é totalmente flexível, os circuitos eletrônicos também podem ser aplicados em superfícies 3D irregulares.