Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2015
Células de baterias
Quando a bateria do seu carro - ou de qualquer aparelho - pifa, o único caminho é descartar a bateria velha e comprar uma nova.
Logo isso não precisará mais ser assim, com economia para os donos dos carros e com grandes ganhos para o meio ambiente, já que reciclar baterias é um problema sério.
Engenheiros do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveram um dispositivo de armazenamento de energia que permite a troca rápida de células individuais, ou seja, só é trocada a parte da bateria que deu defeito.
Embora a bateria de um carro comum geralmente tenha seis células eletroquímicas - ou pilhas - as baterias dos carros elétricos podem ter até centenas de células individuais.
Cérebro da bateria
O truque consistiu em incorporar em cada célula da bateria um microcontrolador que registra todos os seus parâmetros físicos e eletroquímicos. Assim, cada pilha "sabe" quais são suas próprias condições de saúde.
Quando os dados caem abaixo de parâmetros seguros, a célula informa ao sistema que está em estado de exaustão. O computador de bordo do carro recebe essas informações e, além de atualizar a informação da necessidade de recarga para o usuário, informa qual célula eventualmente precisará ser substituída.
A equipe já construiu um protótipo da bateria inteligente para uso em carros elétricos, e o desafio agora é miniaturizar a eletrônica para incorporá-la dentro das células.
"Nós queremos que ela custe menos de um euro," disse Kai Pfeiffer, coordenador da equipe.
Entenda o problema
Todas as células que compõem uma bateria teoricamente deveriam ser capazes de armazenar a mesma quantidade de energia. Na prática, porém, devido a problemas no processo de produção, suas capacidades variam.
Isto é problemático porque as células estão ligadas em série. Logo, a bateria inteira será tão forte quanto sua célula mais fraca. E se essa célula fica "vazia", a energia restante nas outras células da bateria não consegue ajudar porque a conexão em série é interrompida.
Na melhor das hipóteses, isto significa que a bateria precisa ser recarregada. Na pior, que a bateria inteira precisa ser substituída.