Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2010
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional receberam um upgrade de software especial esta semana - pela primeira vez eles passaram a ter acesso pessoal e direto à Internet e à World Wide Web através de uma conexão sem fio.
Tuitadas do espaço
O engenheiro T.J. Creamer estreou o novo sistema fazendo uma atualização na sua conta do Twitter (@Astro_TJ) a partir da Estação Espacial Internacional, a primeira feita sem necessitar de nenhuma assistência do pessoal em terra.
Até agora, os tweets feitos pelos astronautas a partir do espaço tinham de ser enviados por correio eletrônico para o controle da missão em terra, onde o pessoal de apoio postava na conta do astronauta no Twitter.
"Olá Twitterverse! Nós estamos agora tuitando AO VIVO da Estação Espacial Internacional - é o primeiro tuite ao vivo do espaço! :) Mais brevemente, enviem seus re-tuites," diz a primeira mensagem, que aqui aparece com mais do que 140 caracteres devido à tradução para o português.
Comunicações privadas
Este novo acesso pessoal à web, chamado de Rede Local de Suporte à Tripulação, usa as mesmas vias de comunicação já existentes com a Estação Espacial e permite que os astronautas naveguem e utilizem a Internet diretamente.
O sistema dará aos astronautas, pela primeira vez, acesso direto a comunicações privadas, o que a NASA espera que venha melhorar a sua qualidade de vida durante as missões de longa duração, ajudando a aliviar o isolamento associado com a vida em um ambiente fechado.
Durante os períodos de pico de serviço, quando a Estação estiver se comunicando ativamente com o solo, a tripulação contará com um acesso remoto à Internet através de um computador em terra controlado remotamente - os astronautas verão a tela do computador na base e controlarão remotamente seu teclado e seu touchpad.
Segundo a NASA, os astronautas estarão sujeitos às mesmas regras para o acesso à Internet aplicadas aos demais funcionários do governo em terra.