Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/03/2009
Os astronautas da missão STS-119 concluíram hoje uma etapa importante na história da Estação Espacial Internacional (ISS), ao montar o último segmento do seu eixo central, chamado Starboard 6, ou S6.
Novo conjunto de painéis solares
O segmento S6 contém o último conjunto de painéis solares da ISS, que deverá aumentar a capacidade de geração de energia da estação, tornando-a capaz de abrigar seis astronautas como tripulação permanente - hoje a tripulação permanente é de 3 astronautas.
A energia extra também é necessária para abastecer os novos laboratórios europeu e japonês, recentemente instalados na Estação e para permitir a ampliação do número de pesquisas científicas.
Caminhadas espaciais
O segmento S6, visto na foto ainda suspenso pelo braço robótico da ISS, foi instalado durante uma caminhada espacial que durou sete horas e sete minutos.
Estão previstas três novas caminhadas espaciais durante a atual missão do ônibus espacial Discovery. Durante uma delas os painéis solares do segmento S6 serão abertos.
Durante a caminhada espacial, os astronautas Steve Swanson e Richard Arnold aparafusaram o segmento S6 ao S5, fixando-o em sua posição definitiva. Eles também conectaram seus cabos de energia, prepararam um radiador responsável pelo seu resfriamento, abriram as caixas contendo os painéis solares ainda dobrados e instalaram os suportes de fixação dos painéis solares.
O conjunto de novos painéis solares deverá ser aberto nesta sexta-feira.