Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ano Internacional da Astronomia chegou a quase um bilhão de pessoas

Mariana Barrosa - Sociedade Portuguesa de Astronomia - 08/09/2010


O relatório final de 1.300 páginas do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009) foi divulgado hoje (8/9) na Semana Europeia de Astronomia e Ciências Espaciais, em Lisboa.

O documento mostra que pelo menos 815 milhões de pessoas em 148 países participaram naquele que é o maior evento científico em nível mundial das últimas décadas.

Números astronômicos

Este relatório é uma compilação dos resultados dos 216 participantes no Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA2009): 148 países, 40 organizações internacionais e 28 projetos globais. É um registro do legado desta surpreendente celebração internacional da astronomia e demonstra o entusiasmo, empenho e dedicação da comunidade astronômica mundial.

Cerca de metade das organizações participantes no AIA2009 dão conta, neste documento, do número de pessoas atingidas pelos eventos que organizaram, bem como do orçamento que tiveram disponível para levar a cabo as suas atividades.

Estima-se que o equivalente a pelo menos 18 milhões de euros tenha sido alocado a atividades do AIA2009. Este investimento financeiro foi complementado por contribuições em dinheiro de astrônomos amadores e profissionais, educadores e entusiastas que ajudaram a organizar os eventos.

O relatório conclui também que pelo menos 815 milhões de pessoas participaram ou foram de algum modo atingidas pelo AIA2009, em todo o mundo. Festas de estrelas, debates, palestras, exposições, programas escolares, livros, eventos artísticos, documentários e desfiles em homenagem à astronomia e as suas realizações, fizeram do AIA2009 o maior evento de ciência das últimas décadas.

Astronomia no mundo

Os valores mais elevados de participação vêm da Índia, onde se estima que mais de 700 milhões de pessoas tenham participado em atividades do AIA2009.

No Brasil, um orçamento equivalente a 2 milhões de euros ajudou os organizadores a atingir 2,2 milhões de pessoas, com mais de 16.600 eventos em todo o país.

A Coreia do Sul foi um dos países mais ativos no AIA2009, com mais de 500 eventos que atingiram cerca de 11 milhões de pessoas. No Reino Unido, os organizadores usaram um orçamento de mais de 1 milhão de euros para chegar a mais de um milhão de pessoas.

Em Portugal o AIA também foi um sucesso. Ao orçamento nacional de 160.000 euros, proveniente das organizações Ciência Viva, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, juntaram-se outras contribuições provenientes de instituições que organizaram atividades a nível local. Com um total de cerca de 500.000 euros foram organizadas mais de 4.000 atividades em todo o país, que chegaram a cerca de 2 milhões de pessoas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes

Mais tópicos