Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/01/2016
Absorvedores
Pesquisadores conseguiram fabricar pela primeira vez materiais absorvedores que não refletem a luz em uma vasta gama de comprimentos de onda.
Embora funcionem bem na absorção da radiação eletromagnética na frequência para a qual foram projetados, os absorvedores atuais interagem fortemente com a radiação de outras frequências, refletindo-a de volta, e não deixando-a passar, como é desejável.
Como resultado, eles criam um feixe refletido, assim como uma sombra perceptível, o que os torna muitos fáceis de detectar.
Filtros de luz
As novas estruturas, já testadas na prática, são capazes de absorver e detectar a luz de um ou de vários espectros de frequência, sendo invisíveis e indetectáveis em outras frequências.
"Esses absorvedores são completamente transparentes nas frequências não-operacionais," disse Viktar Asadchy, da Universidade Aalto, na Finlândia.
A metassuperfície é um melhoramento de um avanço anterior da equipe, que já havia conseguido construir um espelho que escolhe o que refletir.
A versatilidade do novo material - um metamaterial - promete viabilizar uma série de aplicações, que vão das tecnologias de camuflagem à radioastronomia.
Tela anticelular
Dispositivos que "consomem" a energia da radiação eletromagnética, o que inclui os sensores e os metamateriais usados nos mantos de invisibilidade, desempenham um papel cada vez mais importante na utilização e no controle da luz.
E esses materiais também poderão ser muito úteis na vida cotidiana. Por exemplo, eles poderiam ser usados em telas capazes de filtrar quaisquer sinais de telefones celulares e deixar passar os sinais de Wi-Fi e outras ondas.
"Esta pesquisa também irá abrir novos espaços para o controle da luz em geral e permitir novos dispositivos, tais como lentes planas e transformadores de feixes de luz," prevê Asadchy.