Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2002
A maioria dos usuários de notebooks conhece os pequenos retângulos escuros que ficam junto ao teclado e substituem o mouse.
Chamados de "touchpad", são equipamentos sensíveis ao toque e de grande precisão. Alguns drivers permitem inclusive associar áreas do "touchpad" a programas específicos.
É possível, por exemplo, iniciar o processador de textos preferido com um simples e suave toque no canto esquerdo do periférico.
A empresa FingerWorks resolveu levar os "touchpad" às últimas conseqüências.
Sob o argumento de que as teclas cansam muito os usuários, a empresa desenvolveu um enorme 'touchpad", mais especificamente do tamanho do teclado de um computador.
Através de um processo normal de serigrafia (silk-screen), o dispositivo recebeu a impressão do desenho de um teclado. O driver que controla o dispositivo se encarrega de interpretar exatamente aonde o usuário tocou, intepretando o toque como a letra, ou qualquer outro símbolo, correspondente.
Como o equipamento já é usado extensivamente como mouse, isso significa que o usuário poderá ter as mãos o tempo todo sobre um único dispositivo, sem a necessidade de deslocamentos para pegar o mouse e retornar ao teclado.