Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/03/2002
O Flash nasceu como um software de animação. Inicialmente substituía os arquivos GIF animados, com alguma graça adicional e sem os riscos da cobrança de "royalties". O programa avançou muito desde então e tornou-se quase padrão para a construção de apresentações animadas. Mas a Macromedia quer mais.
O Flash MX, lançado no último dia 15 de Março, não pretende ser apenas uma nova versão do Flash. Ele pretende ser um programa completo para a construção de sites e não apenas para a construção das animações. O novo programa é uma coleção de ferramentas para a criação de páginas e de aplicações associadas, inclusive formulários inteligentes. Foi lançado também o Flash Player 6, o "plugin" gratuito que deve ser instalado na máquina de quem desejar visitar um site recheado das animações feitas pelo programa principal (que não é gratuito).
Os desenvolvedores reclamam de mais uma mudança radical na interface, exigindo novo aprendizado. Enquanto a empresa fabricante do programa diz "Faça tudo com o Flash", os programadores reclamam: "Mas antes matricule-se em outro curso."
A empresa destaca os seguintes progressos nesta nova versão: