Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/09/2001
Ao contrário do Playstation 2, da Sony e do Xbox da Microsoft, o GameCube, da Nintendo, foi lançado sem muito alarde. E as diferenças não param por aí. Ao contrário do aspecto escuro e sisudo dos dois concorrentes, o GameCube é púrpura e se parece mais com um brinquedo. Na verdade, ele é um brinquedo. A empresa não prentendeu lançar um produto que possa se tornar um segundo computador. O GameCube é um vídeo-game. E pronto.
Mas, como os concorrentes, o produto da Nintendo é também um poderoso console de 128 bits, baseado no processador Gekko, da IBM, rodando a 485 Mhz. O processador gráfico é um ATI e o sistema todo possui 40 Megabytes de memória.
Ao invés de cartuchos, o sistema funciona com discos óticos de 8 cm de diâmetro, capazes de armazenar 1,5 gigabytes de dados cada um. E a empresa fez uma interessante aposta, que pode dar-lhe vantagens sobre a concorrência. Ao invés de apostar em desempenho, mostrando cifras imbatíveis de Mhz e megabytes, o foco voltou-se para a facilidade de desenvolvimento dos jogos. Isso poderá dar mais opções aos "game players", sempre ávidos por novidades, que acabarão optando pelo sistema da Nintendo.