Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/10/2006
Robô capinador
Pesquisadores da Universidade de Illinois, Estados Unidos, começaram a testar um novo robô movido a energia solar que é capaz de arrancar ervas daninhas e aplicar herbicida exatamente sobre a planta cortada.
Além de eliminar imediatamente a praga, o robô reduz drasticamente a quantidade de herbicida necessária para pulverizar uma determinada área.
O robô tem um sistema de visão artificial estéreo, baseado em duas câmeras, o que lhe dá uma visão de profundidade. Isto permite que ele detecte com precisão a localização de cada planta, calculando exatamente sua distância.
Seu computador de bordo possui um banco de dados com informações morfológicas das plantas, o que lhe permite distinguir entre o que é e o que não é uma erva daninha.
Robô agricultor
Quando identifica a erva daninha, um braço mecânico corta a planta bem rente ao chão; em seguida, outro braço aplica o herbicida exatamente sobre o corte efetuado pelo primeiro braço.
"Esse tipo de aplicação é extremamente efetivo," diz o pesquisador Lei Tian, "porque ele aplica herbicida diretamente na planta, ao invés de espalhar quantidades iguais ao longo de todo o campo."
Embora, no estágio atual, o robô esteja sendo testado apenas para combater infestações de ervas daninhas, no futuro os pesquisadores esperam poder acrescentar-lhe diferentes sensores e câmeras que permitirão seu uso para detectar propriedades do solo e condições das plantas.