Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2005
Há poucos dias, cientistas russos anunciaram a criação de uma técnica totalmente nova para a identificação computadorizada de palavras. Agora, cientistas japoneses mostraram a sua solução para o mesmo problema, implantando em um robô real um mecanismo de reconhecimento de voz que consegue eliminar os efeitos problemáticos dos ruídos ambientais.
Segundo os cientistas do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Industriais Avançadas, a proposta é permitir a implementação da comunicação natural entre seres humanos e robôs humanóides, em ambientes naturais do dia-a-dia das pessoas, tanto em residências quanto em ambientes comerciais.
O sistema robótico de audição é baseado em um conjunto de oito microfones unidirecionais, montados ao redor da cabeça do robô. A fonte do som é identificada com base na diferença de tempo que as ondas sonoras demoram para chegar a cada um dos microfones. Ao mesmo tempo, uma câmera, também montada na cabeça do robô, localiza a pessoa que falou.
Combinando a imagem obtida pela câmera e os sons captados pelos microfones, o sistema consegue manter um nível estável de reconhecimento de voz. A eliminação dos ruídos ambientais, como sons de TV ou de carros passando na rua, é feita por um hardware dedicado, capaz de processar os múltiplos canais em tempo real, e por uma solução de software batizada de Julian. Mas os pesquisadores não deram detalhes mais pormenorizados do funcionamento nem de um nem de outro.