Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/08/2004
A empresa japonesa Epson anunciou o desenvolvimento de uma versão ainda mais leve e avançada do seu micro-robô voador, batizada de FR-II ("Flying Robot II"). Seu antecessor FR continua sendo o menor robô voador do mundo, mas o FR-II é mais leve e é totalmente autônomo. Além disso, a empresa agora liberou várias informações técnicas a respeito das tecnologias de micromecatrônica utilizadas.
O FR-II agora possui conexão de rede sem fio através do protocolo Bluetooth e é capaz de voar de forma totalmente autônoma, seguindo uma rota programada em sua memória. Um novo atuador linear, de resposta ultra-rápida, é responsável por manter a estabilidade do vôo.
Seu antecessor tinha seu espaço de vôo limitado pelos fios que o conectavam a uma bateria externa. Embora ele fosse controlado por rádio, ele devia estar sempre ao alcance da visão do seu operador. Já o FR-II possui uma operação totalmente sem fios, com capacidade real de vôo independente, utilizando baterias de lítio comerciais, do tipo utilizado em relógios.
O principal desafio enfrentando pelos engenheiros foi a necessidade de combinar leveza com empuxo suficiente para manter o robô no ar. O peso foi diminuído com o desenvolvimento de um novo sensor giroscópico que tem apenas um quinto do peso do seu antecessor. Também foi modificada a placa onde vão montados os dois microcontroladores RISC de 32 bits.
A utilização de dois novos motores ultrasônicos representou um incremento de 30% na força gerada, que é passada diretamente para os dois rotores, que giram em sentidos opostos e que também foram redesenhados. Esses avanços permitiram que o robô recebesse uma câmera de vídeo, o torna o FR- II capaz de filmar e transmitir ao vivo aos imagens de seu vôo.
Dados técnicos do micro-robô voador FR-II:
O FR-II é apenas um protótipo e não está sendo comercializado pela empresa.