Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2004
Mesmo o menos gracioso de nós tem um controle motor de fazer inveja aos robôs tecnologicamente mais avançados, graças a uma região do cérebro que permite que nossos corpos façam manobras complexas. Agora, pesquisadores norte-americanos e russos uniram-se para criar um chip que deverá imitar essa capacidade de nosso cérebro, dando aos robôs uma maneabilidade até hoje inatingível.
Pesquisadores das Universidades de Nova Iorque (Estados Unidos) e Nizhny Novgorod (Rússia), conseguiram desenvolver um controlador que imita a parte do cérebro humano, conhecida como sistema olivo-cerebelar, que controla o equilíbrio e o movimento.
Os engenheiros russos desenvolveram um chip que serve de base para o "controlador de agilidade". Trata-se de um "sistema fracamente caótico", uma coleção de "neurônios" acoplados em um padrão que permite ao chip emular a função do sistema olivo-cerebelar.
O chip poderá ser usado para replicar não apenas a capacidade do corpo humano em fazer manobras complexas, mas também o controle das asas das aves e insetos, que mudam o ângulo de inclinação para dar controle ao vôo.
O chip deverá ser testado nas próximas semanas equipando um veículo autônomo subaquático (MARV: "mobile autonomous research vehicle"), que deverá ser capaz de navegar e estacionar sozinho, adaptando-se ao ambiente variável das correntes marinhas.