Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2004
Pergunte a donas de casa qual dentre as tarefas domésticas elas mais gostariam que pudesse ser feita por um robô assistente e, oito ou nove entre dez, deverão responder: passar roupa.
Pois esse é o objetivo do Dressman, um robô que seca e passa. Ele provavelmente não atenderá à expectativa visual de muitas domésticas, que podem imaginar um robô humanóide com pernas e braços. O Dressman consiste apenas em um tronco, parecendo-se mais com um manequim de loja do que com a simpática ajudante dos Jetsons.
Mas ele funciona. O robô é inflável. Ela fica meio vazio, para que a dona de casa possa vestir nele a camisa ou camiseta molhada. Nesse meio tempo ele acumula ar quente em seu interior. Ao ser acionado, ele infla e libera o ar quente por meio de minúsculos furos em sua superfíce. O calor do ar é suficiente para secar e passar a roupa.
Quando a roupa já está passada, o robô solta ar frio por cerca de um minuto, para que o tecido se estabilize e a roupa permaneça passada.
O robô estará disponível em três versões, uma para cada tipo de roupa, com diferentes permeabilidades, o que permite que mais ou menos ar quente saia de seu interior. O fabricante afirma que o ar quente nunca será quente o suficiente para queimar a roupa.