Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2007
Gerentes da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que queiram manter a criatividade de sua equipe devem aprender a lidar com um problema inesperado - o sucesso. O alerta é de um grupo de professores de duas universidades norte-americanas que analisou o caso específico de uma indústria de alta tecnologia.
Pino G. Audia, da Universidade de Berkeley, e Jack A. Goncalo, da Universidade Cornell, apresentaram o resultado de seu estudo que demonstra que pesquisadores de sucesso podem se tornar menos criativos ao longo do tempo.
A medida do sucesso dos inventores foi dada pela geração de patentes como resultado de suas pesquisas. Ocorre que, com o passar do tempo, essas patentes tendem a ser menos divergentes em relação ao trabalho original.
A descoberta implica que a alocação de mais recursos para os pesquisadores mais produtivos pode aumentar a produtividade do departamento de PD&I, mas, ao longo do tempo, essa concentração de recursos pode diminuir a extensão com que essa criatividade resulta na exploração de novas áreas de pesquisa.
Mas o estudo também apresenta uma forma de se contornar esse efeito indesejado do sucesso: os gerentes podem dirigir o trabalho de forma a fazer com que os pesquisadores mais produtivos colaborem com outros, em outras áreas e projetos, o que os ajuda a romper com a tendência de se tornar conservadores em relação à linha de pesquisa que lhes garantiu sucesso até aquele momento.
Uma política clara e dirigida que torne a exploração de novas áreas um objetivo explícito da empresa pode fazer com que o sucesso se converta em novos sucessos, também em outras áreas, mantendo os cientistas da empresa com o máximo de sua produtividade.