Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/11/2003
Engenheiros da Universidade de Newcastle (Inglaterra), desenvolveram um minúsculo equipamento eletrônico, pesando menos de dez gramas, que irá auxiliar na prevenção de acidentes ferroviários. Batizado de Microlog, o aparelho é baseado em um microprocessador de 16 bits, conta com quatro megabytes de memória e capacidade de comunicação por satélite e telefone celular.
O aparelho é capaz de detectar áreas de risco nos trilhos, onde poderão ocorrer problemas, gerando acidentes e até descarrilamentos. Ao detectar uma área de risco, o Microlog imediatamente envia sinais para os operadores, que poderão antecipar medidas de manutenção ou até mesmo interromper o tráfego no local, quando o problema for mais grave.
O aparelho é instalado nos eixos das rodas, os quais se curvam sob o stress gerado à medida em que o trem viaja em alta velocidade sobre os trilhos. Altamente sensível, o Microlog é capaz de detectar níveis anormais de stress, que podem ser causado por problemas nos trilhos. Os resultados também ajudarão os engenheiros a entender melhor a interação roda-trilho, estabelecendo parâmetros para a criação de novos conjuntos mais eficientes.
Todos os dados coletados são armazenados e transmitidos via satélite, mostrando o local exato onde o problema ocorreu. Na ocorrência de problemas mais sérios e urgentes, os maquinistas são alertados imediatamente por telefone celular.
A pesquisa foi conduzida pelo professor Jarek Rosinski e por seu filho Martin Rosinski, que é estudante na Universidade. Uma coincidência, já que o laboratório do professor Rosinski está a poucos metros do local onde Robert Stephenson e seu filho George construíram a primeira locomotiva, no início do século XIX.