Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Máscara invisível mata vírus e bloqueia 99,8% dos aerossóis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/07/2024

Máscara invisível mata vírus e bloqueia 99,8% dos aerossóis
O dispositivo evita que partículas de vírus transportadas pelo ar cheguem à boca e ao nariz dos trabalhadores usando uma cortina de ar. Esse ar é pré-tratado para matar qualquer vírus.
[Imagem: Jeremy Little/Michigan Engineering]

Capacete com máscara invisível

Que tal obter todos os efeitos protetores de uma máscara sem ter que de fato usar uma máscara?

A pandemia de covid-19 criou toda uma família de protetores de nível pessoal, que iam dos grandes painéis de acrílico para funcionários que atendem clientes no balcão até diversos tipos de máscaras, com diferentes níveis de proteção e de conforto.

A equipe do professor Herek Clack, da Universidade de Michigan, nos EUA, não se satisfez com nenhuma das opções, e então decidiu projetar o que eles chamam de "máscara invisível".

Os resultados são entusiasmantes: A cortina de ar saindo da aba de um capacete consegue impedir que 99,8% dos aerossóis atinjam o rosto do usuário, criando uma nova opção de proteção para trabalhadores para os quais a transmissão de doenças respiratórias é uma preocupação.

O método também conseguiu remover e matar 99% dos vírus transportados pelo ar, em testes feitos pela equipe no laboratório e em fazendas.

"Nossa tecnologia de cortina de ar é projetada precisamente para proteger os usuários de patógenos infecciosos transportados pelo ar, usando ar tratado como uma barreira na qual quaisquer patógenos presentes foram inativados, de modo que não sejam mais capazes de infectá-lo se você os respirar," disse Clack. "É praticamente inédito o nosso nível de proteção contra germes transportados pelo ar, especialmente quando combinado com a ergonomia melhorada que também proporciona."

Máscara invisível mata vírus e bloqueia 99,8% dos aerossóis
É realmente uma máscara invisível.
[Imagem: Jeremy Little/Michigan Engineering]

Esterilização por plasma frio

O responsável pelo nível impressionante de proteção oferecido pela máscara invisível tem nome e sobrenome: plasma frio.

O fogo tem sido usado para esterilização ao longo de toda a história. Embora normalmente não seja conhecido por esse nome, o fogo é essencialmente um plasma térmico. Mas existem também os plasmas não térmicos, ou plasmas frios, feitos de moléculas e fragmentos moleculares altamente energéticos e eletricamente carregados, que permitem alcançar um efeito semelhante de esterilização sem o calor.

Esses íons e moléculas se estabilizam rapidamente, tornando-se ar comum antes de chegar aos bocais que formam a cortina na descendente, ao redor do capacete.

O protótipo conta com uma mochila, pesando cerca de 4,5 quilogramas, que contém o módulo de geração de plasma não térmico, um manipulador de ar, os componentes eletrônicos para controle e uma bateria. O manipulador puxa o ar para dentro do módulo, onde ele é tratado antes de fluir para o conjunto de bicos da cortina de ar.

A equipe fundou uma empresa para comercialização da tecnologia, que está contando com apoio da universidade para levar a máscara invisível ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Soldagem

Mais tópicos