Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2002
O fabricante de motocicletas Ducati inovou ao lançar a primeira "bike" a utilizar o barramento CAN (Controller Area Network). O modelo Ducati 999 utiliza o barramento digital de dois fios para simplificar o sistema elétrico e reduzir o peso significativamente.
O peso é uma das mais importantes especificações em uma motocicleta esportiva. A utilização do CAN reduziu o peso total das conexões do sistema elétrico para meros 400 gramas.
A empresa também resolveu adotar magnetos de terras-raras ao invés dos magnetos tradicionais, conectados ao rotor do gerador. A combinação escolhida é composta de samário-cobalto, material que opera eficazmente a até 350º C. Os compostos de terras-raras mais comumente utilizados são de neodímio-ferro-boro, que somente operam bem apenas até 130º C.
O modelo 999 é a primeira motocicleta a utilizar tecnologias vindas da indústria automotiva. A escolha foi grandemente influenciada pelo design radical da 999.
Uma das principais modificações permitidas pela adoção do barramento CAN foi a eliminação dos cabos da velas. As bobinas de ignição são do tipo ignição direta, sendo integradas às velas. Além da simplificação e menor peso, essa inovação reduz significativamente a possibilidade de interferência eletromagnética sobre o restante do sistema.