Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/11/2006
Mecaoptotrônica. O que uma palavra tão estranha - junção de mecânica, óptica e eletrônica - tem a ver com uma ferramenta tão antiga e comum quanto uma pinça? Pelos primeiros resultados, tem muito a ver não apenas com uma pinça, mas com uma série de novos produtos que combinam as propriedades mecânicas de materiais químicos capazes de conduzir luz ou eletricidade, como a eletrônica.
Se alguém achava que seria impossível melhorar a prosaica pinça, aí está o resultado alcançado por esse novo campo da mecaoptotrônica. Utilizando um sistema de chaves completamente invisíveis, a pinça se acende e joga um foco concentrado de luz exatamente sobre o espinho ou farpa que o usuário está para tirar.
O material de que é feita a pinça, uma espécie de plástico, incorpora as chaves invisíveis e é capaz de conduzir a luz. Mas, segundo os engenheiros da empresa alemã Bayer MaterialScience isso é só o começo. No futuro, eles afirmam que o material será capaz também de transferir dados - o que abre um mundo de perspectivas de novos usos.