Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/05/2006
Cientistas do Instituto Riken (Japão) descobriram como construir um novo tipo de material que é totalmente transparente à luz. Por mais transparentes que possam parecer, os vidros, lentes e cristais hoje conhecidos ainda refletem uma quantidade significativa da luz que tenta atravessá-los.
Embora o nível de transparência hoje alcançado já seja excelente para a maioria das aplicações, um metamaterial totalmente transparente seria uma revolução para a fabricação de fibras ópticas e de lentes para telescópios ultra-poderosos.
Ao invés de tentar purificar ainda mais os materiais vítreos já conhecidos, os cientistas projetaram um prisma que contém um arranjo preciso de nanobobinas de um metal precioso - ouro ou prata - incorporados no material vítreo sólido.
O metamaterial em forma de prisma apresenta um índice de refração negativo, explorando um efeito chamado efeito de Brewster, o que significa que ele é totalmente transparente à luz.
Os cientistas agora planejam desenvolver formas de fabricar o seu metamaterial em escala industrial, o que será necessário para testar na prática a idéia. Afinal, o que funciona em escala nanométrica nem sempre apresenta o mesmo comportamento em escala macroscópica.