Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/11/2003
Corporações e Universidades japonesas, européias e norte-americanas, juntaram-se para desenvolver um novo sistema de monitoramento ambiental. Batizado de "Advanced Environmental Monitoring System" (Sistema Avançado de Monitoramento Ambiental), o projeto deverá desenvolver tecnologia para monitoramento contínuo e em tempo real de águas subterrâneas, utilizando biosensores.
Os biosensores são capazes de detectar substâncias tóxicas que possam estar em vias de contaminar o lençol freático, incluindo pesticidas e íons de metais pesados, na área ao redor de vários tipos de indústrias, incluindo farmacêuticas, químicas e de alimentos.
Os biosensores, desenvolvidos pela Toshiba, medem apenas 0,6 mm de diâmetro. Eles serão instalados em vários furos feitos ao redor da fábrica, formando uma rede integrada e conectada a um sistema central. O sistema utilizará um algoritmo especialmente desenvolvido para a tarefa, capaz de detectar a menor anomalia e a fonte da contaminação.
Os pesquisadores agora pretendem aprimorar esses biosensores, de forma a torná-los capazes de detectar substâncias tóxicas, como o tricloroetileno ou nonilfenól, em concentrações de até uma parte por bilhão ou 0,001 mg por litro.