Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2003
Engenheiros químicos do Laboratório Brookhaven, pertencente ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, desenvolveram um novo catalisador que permite a conversão completa de reagentes em produtos e pode ser facilmente recuperado e reutilizado, sem a geração de resíduos. O catalisador, descrito na revista Nature de 31 de Julho, elimina a necessidade de se utilizar solventes, um importante passo para a síntese de vários componentes orgânicos, entre eles agentes farmacêuticos e defensivos agrícolas.
A transformação completa de reagentes em produtos, sem a necessidade de passos de separação adicional é particularmente atrativa na fabricação de fármacos, os quais devem ser puros e livres de resíduos de catalisadores, principalmente metais. Mas o novo catalisador, à base de tungstênio, deverá também atrair o interesse de todos os setores da indústria que desejam reduzir a geração de resíduos, bem como a redução do custo dos processos de manufatura.
O novo catalisador é solúvel em um dos reagentes e permanece solúvel quando o outro reagente é adicionado. À medida em que a reação se desenvolve, e o produto vai sendo gerado, o catalisador se precipita da mistura como um óleo. Esse óleo, um líquido claterado, permanece ativo como catalisador, uma vez que os reagentes conseguem penetrá-lo. Quando todos os reagentes são convertidos no produto, o catalisador oleoso se transforma num sólido pegajoso, que pode então ser separado e reciclado.