Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2002
Uma equipe de cientistas da Universidade Iwate, de Morioka (Japão), chefiada pelo Dr. Hideo Oka, anunciou a criação de um revestimento de madeira capaz de bloquear ondas de telefones celulares. O material poderá ser utilizado para bloquear a utilização indevida desses aparelhos em restaurantes, hospitais, teatros e... prisões brasileiras, quem sabe!
O revestimento consiste em duas placas de madeira comprimindo uma placa de material magnético. Enquanto a madeira natural é transparente às ondas de rádio, as finíssimas partículas magnéticas, um ferrite dopado com níquel e zinco, entranhadas na madeira, bloqueiam a passagem das ondas dos telefones celulares. Isto torna o material eficiente e, ao mesmo tempo, atraente do ponto de vista estético. O material conseguiu absorver com eficiência ondas de 900 megahertz a 2,5 gigahertz. Além das freqüências de telefones celulares, esta faixa inclui espectros utilizados por outras tecnologias, como Bluetooth e Wi-Fi.
O painel todo, compreendendo as duas placas de madeira e a placa de ferrite não medem mais do que 4 milímetros de espessura. Isto torna viável sua utilização como bloqueio de telefones celulares, sem a alteração das características originais dos prédios.
Além de bloquear usuários mal-educados e seus celulares incômodos, as placas poderão ser utilizadas em escritórios para prevenir que sinais de equipamentos Bluetooth de um escritório possam ser acessados pelos escritórios vizinhos.