Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/10/2007
Comandar o computador através da voz não é nenhuma novidade. Programas desse tipo acompanham as placas de som desde o tempo em que elas processavam apenas sinais de 8 bits. A própria IBM colocou seu programa de reconhecimento de voz em domínio público.
Joystick acionado pela voz
As pesquisas na área do reconhecimento de voz têm avançado bastante lentamente, devido à dificuldade de se processar sons variáveis - como a nossa voz - e de se adaptar cada programa para entender esses comandos. Agora, pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, adotaram um enfoque diferente e que está apresentando resultados muito bons.
Ao invés de adaptarem os programas para entender os comandos de voz, os pesquisadores criaram uma espécie de joystick virtual, que entende os comandos vocais e gera o mesmo movimento tradicional de um mouse na tela do computador. Com isto, tudo o que pode ser feito com o mouse ou com o joystick pode ser feito utilizando o novo equipamento - tudo por comandos de voz.
Além dos comandos tradicionais, como "subir", "descer", "ir para a direita" e "clicar", o novo joystick acionado pela voz também pode ser programado para entender fonemas individuais. Assim, um "e" pode significar ir para a direita, enquanto um "ei" pode significar "duplo clique". O joystick vocal detecta o som 100 vezes por segundo e transforma instantaneamente o som em movimento na tela.
Os pesquisadores desenvolveram versões específicas para se navegar na Internet, para desenhar na tela, para o controle simples do cursor, para jogar videogame e até para operar um braço robótico.
Uso do computador por deficientes
O alvo principal da pesquisa são os portadores de deficiências físicas, que têm dificuldades ou mesmo não conseguem manipular um mouse.
"Há muitas pessoas que têm o uso perfeito de suas vozes mas que não podem usar as mãos e braços," diz o cientista Jeffrey Bilmes. "Eu acredito que há várias razões por que o joystick vocal poderá ser um enfoque melhor, ou pelo menos uma alternativa viável, às interfaces cérebro-computador."
Substitutos do mouse
Além das interfaces cérebro-computador existem várias outras tecnologias que substituem o mouse. Nestas incluem-se dispositivos que acompanham o movimento dos olhos ou da cabeça e até uma opção para ser operada pela boca. Isso sem contar um programa capaz de ler os lábios e uma tecnologia que poderá permitir que computadores "leiam as mentes" dos usuários. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.
Os equipamentos de monitoramento dos olhos e da cabeça são caros e sua operação pode se tornar cansativa. No caso do acionamento pelos olhos, o olho deve ser utilizado para ler e, ao mesmo tempo, controlar o cursor.
A grande vantagem do joystick vocal é o seu baixo custo, já que ele exige apenas um microfone e uma placa de som, elementos comuns em virtualmente todos os computadores.